sábado, 13 de fevereiro de 2021

Fenômenos do K-Pop, BTS, continuam quebrando recordes: aqui estão os motivos


É oficial: as sete estrelas do BTS - J-Hope, Jin, V, Jungkook, Jimin, Suga e RM - criaram um exército de fãs em todo o mundo. À medida que continuam batendo recordes, fica cada vez mais claro que os titãs do K-pop são atualmente os representantes mais visíveis de onde a música pop - a música pop americana em particular - está se dirigindo.

Agora, o próprio K-pop certamente não é novo (o gênero em sua forma contemporânea existe desde os anos 90). Então, o que é sobre o BTS que tem a América em tal frenesi? Aqui estão cinco razões principais pelas quais o grupo de sete membros se distingue dos demais, e por que é improvável que diminuam a velocidade em breve.

1. O BTS desafia expectativas

Em um primeiro olhar, e considerando o ritmo da indústria, pode ser fácil descrever BTS como apenas outra mania musical. Mas isso seria subestimar o poder do BTS em se conectar com audiências. Não apenas os seus álbuns com stream estável tocam em tópicos importantes, como amor próprio, e seguem uma história em desenvolvimento, ano passado, BTS lotou arenas com sua turnê global "Love Yourself". A turnê na América do Norte, que levou os meninos para oito cidades, teve quatro shows esgotados no Staples Center, o qual tem capacidade para 21.000 pessoas, em Los Angeles. E o primeiro show em estádio nos EUA, no Citi Field, na cidade de Nova York, recebeu 40.000 fãs leais para outro show esgotado. Ainda, BTS experimenta abertamentecom estéticas do K-Pop e boyband, cruzando gêneros e subvertendo expectativas. Eles desafiam normas de gênero e colocam de lado, ideias desatualizadas de masculinidade pop star, por meio de suas escolhas fashion e de músicas, não diferente de outras jovens e modernas estrelas, como o rapper de Porto Rico, Bad Bunny. Em sua resenha ao vivo, o LA Times apontou que "BTS evoluiu animadamente a apresentação de gênero" com diversas mudanças de figurino, incluindo blusas brancas com babados" e "moletons folgados e interações divertidas no palco".

"O efeito foi uma mudança bem-vinda no que esperamos que um galã se pareça - um ato culturalmente radical, sendo apenas mais encorajado pelo quanto a multidão diversa, dentro do entusiasmadamente", Mikael Wood, um crítico de música pop, para o jornal escreveu. Staples Center recebeu-os.

2. E, graciosamente, ultrapassam gêneros

Adicionamente, em sua resenha do show de Nova York, o crítico experiente de música pop do jornal New York Times", Jon Caramanica, fez um eloquente resumo de como a música do BTS é mais do que pop chiclete. "Os álbuns [Love Yourself: Tear e Love Yourself: Answer] mostram como BTS navega um som cada vez mais variado e complexo. Desde de EDM-pop, como The Chainsmokers, R&B dos anos 90 até Hip-Hop de Nova York e do Sul, e muito mais. Como cantores e rappers, os membros são talentosos. Como dançarinos e performers, eles são ágeis. E nesse show, a execução foi descontraída", disse Caramanica.

3.Todos os sete membros oferecem talentos únicos para o grupo

Em um primeiro olhar, sete membros podem parecer muito como um grupo que não toca ativamente instrumentos. Mas, como qualquer ARMY atesta com certeza, Jin, V, Jungkook, Jimin, J-Hope, Suga e RM têm importantes papéis na formação do BTS. Para começar, o grupo divide as tarefas entre fazer rap e cantar. E, diferentemente de outras boybands do passado, não há membros que pegam o lugar da frente. RM, que é fluente em inglês, frequentemente fala em nome do grupo, e é o líder, mas ele não é necessariamente o centro de todas as atenções. Como Caramanica também apontou em sua resenha do show, BTS prontamente compartilha o holofote no palco, para a satisfação de seus fãs: "Perto do final do show, a música 'The Truth Untold' mostra as doces harmonias dos quatro cantores (Jimin, Jin, Jungkook e V), e é imediatamente seguida por 'Outro: Tear', que expõe a versatilidade e alcance dos três rappers (J-Hope, RM e Suga). Cada membro também tem sua apresentação solo, o R&B sensual de V, em Singularity', foi um ponto alto, e em 'Serendipity', Jimin demostrou alguns movimentos de ballet e Matrix.

4.Suas músicas parecem autênticas para os fãs

Enquanto BTS claramente dominou como se parecer e soar bem, eles fazem mais do que apenas atrair pessoas com seus refrões cativantes e roupas e cabelos que chamam atenção. Eles abordam questões importantes, como saúde mental e amor próprio. O grupo reconhece a importância de servir como modelos para tantos jovens ao redor do mundo. Na Coréia, estrelas de K-Pop são frequentemente chamadas de "idols" - e BTS não leva essa responsabilidade suavemente. Em setembro de 2018, o Grammy Museum foi o anfitrião de "Uma conversa com BTS", onde 300 fãs ouviram o grupo falar sobre vários tópicos, incluindo sua responsabilidade como artistas. "Isso nos faz pensar mais sobre as responsabilidades, como deveríamos agir, como deveríamos fazer nossa música. Então, nos faz pensar mais profundamente sobre o que fazemos, o quão responsáveis devemos ser sobre o que estamos fazendo e a música que estamos fazendo", Jungkook disse.

Eles também falaram sobre seu processo criativo e como eles trabalham com colaboração como um time, e também com Bang Sihyuk, o líder de sua agência, Big Hit Entertainment. "Quando tivemos nossa conversa com o Sr. Bang, quando começamos, ele sempre enfatizou que nós deveríamos cantar sobre nossas próprias experiencias, nossos próprios pensamentos, nossos próprios sentimentos. Então isso sempre foi o centro da música que nós fazemos", RM explicou. Ele também enfatizou o processo colaborativo como amigos de grupo: "Nós tentamos participar juntos o máximo que podemos. Eu acho que a nossa participação no processo faz a música ser mais sincera e isso muda a atitude que nós abordamos nossas músicas", RM disse.

5. O BTS pensa nos ARMYs como família

Você não pode falar sobre a ascensão de quebrar recordes do BTS, sem falar do seus leais ARMYs, que significa "Adorable Representative M.C of Youth". De fato, BTS tem duas contas oficiais no Twitter: No momento dessa escrita, BTS tem 18.5 milhões de seguidores. E os ARMYs também têm suas próprias contas no Twitter, que tem mandado 116 mil tweets por dia, e a página oficial do BTS no Youtube tem mais de 15.6 milhões de inscritos. Ainda, como os fãs apoiam o BTS, o BTS apóia seus fãs. Todos em seus meados de 20 anos, os membros do BTS sabem como usar mídias sociais como ferramenta para se conectar com seus milhões de admiradores online, dando aos fãs acesso regular e atualizações sobre suas vidas. Enquanto muitos usuários de mídias sociais tem o risco de cair em sentimentos de isolação, dando "like" e rolando as páginas, BTS ativamente alavanca positividade nas mídias sociais. Fãs os seguem, enchendo a página do Youtube do BTS com mensagens positivas e de apoio. Juntamente com seus fãs, BTS cria uma família gigante e apoiadora e a tomada dos Estados Unidos pelo BTS está apenas começando: Segundo o anuncio de novas datas da turnê, fãs tomaram o Twitter para compartilhar sua animação, com muitos pensando se isso foi como seus pais se sentiram quando The Beatles fizeram turnê. Outros apontaram a significância das arenas: por exemplo, o Rose Bowl em Pasadena, onde BTS estará performando em 4 de maio, é um estádio de futebol com capacidade para 90.888 pessoas. Shows no Rose Bowl são reservados para artistas como Rolling Stones, Beyoncé e Jay-Z, que trouxeram sua turnê OTR II por duas noites para o estádio gigante, em setembro passado. Os números não mentem: Entre recordes e vendas de ingressos, números de stream, letras autoconscientes e uma fanbase fervente, BTS está sapateando em uma fórmula de sucesso para fazer história na América e ao redor do mundo.

Fonte: Grammy
Previous Post
Next Post

post written by:

0 comentários: