sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Como é um pôr-do-Sol em Marte?


A sonda Viking 1 da NASA mostrou primeiramente aos humanos como era um pôr-do-sol em Marte em 1976. Vários outros robôs do Planeta Vermelho desde então enviaram de volta uma variedade de vistas do nascer do sol Marciano e do pôr-do-sol.

Algumas imagens corrigidas a cores, de azul-hued previram o que os exploradores humanos de Marte podem um dia ver enquanto relaxam após um duro dia de trabalho no quarto planeta.

Porque Marte está mais longe do sol do que da terra, o sol aparece apenas cerca de dois terços do tamanho que vemos quando vemos o pôr-do-sol aqui na Terra.

Porque é que Marte é vermelho? Porque É Que Algumas Imagens São Azuis?
Marte é conhecido como o Planeta Vermelho por causa do óxido de ferro (como ferrugem) em seu solo. A tonalidade avermelhada do planeta é visível da terra mesmo sem a ajuda de um telescópio. Os antigos romanos deram-lhe o nome do seu Deus da guerra (Ares, na mitologia grega).

O que se passa com o Crepúsculo Azul?


Assim como as cores se tornam mais dramáticas no pôr-do-sol na terra, o pôr-do-sol Marciano pareceria azulado aos observadores humanos que assistiam do planeta vermelho. Poeira fina torna o azul perto da parte do sol do céu muito mais proeminente, enquanto a luz do dia normal torna a conhecida cor da poeira enferrujada do Planeta Vermelho mais proeminente.

"As cores vêm do fato de que a poeira muito fina é o tamanho certo para que a luz azul penetre na atmosfera um pouco mais eficientemente", disse Mark Lemmon da Universidade A&M do Texas, College Station, um membro da equipe científica da missão Curiosity rover. "Quando a luz azul se dispersa da poeira, fica mais perto da direção do sol do que a luz de outras cores. O resto do céu é amarelo a laranja, como a luz amarela e vermelha se espalha por todo o céu em vez de ser absorvido ou ficar perto do sol."


Ciência por trás da paisagem

Estas imagens são mais do que fotos de beleza.

Imagens do pôr-do-sol Marciano e do crepúsculo ajudam os cientistas a determinar a altura da atmosfera que a poeira Marciana se estende, e permitem que eles procurem poeira ou nuvens de gelo.

Outras imagens têm mostrado que o brilho do crepúsculo permanece visível, mas cada vez mais fraco, por até duas horas antes do nascer do sol ou após o pôr do sol. O longo crepúsculo Marciano (comparado com o da Terra) é causado pela luz solar espalhada ao redor do lado noturno do planeta por poeira abundante de alta altitude.

Galhadas longas semelhantes ou bronzeados e pores-do-sol extra-coloridos às vezes ocorrem na terra quando pequenos grãos de poeira que são erupções de poderosos vulcões dispersam luz alta na atmosfera.
Previous Post
Next Post

post written by:

0 comentários: